Qual o significado do Natal pra você?

segunda-feira, 18 de abril de 2011


Busto de Cuauthemóc na Praca da Constituicão na cidade do México.
Em 1940 aconteceu o I Congresso Indigenista Interamericano, no México. Os técnicos e estudiosos dos povos indígenas se reuniram para discutir uma comemoração aos índios entre povos americanos. O Presidente Getúlio Vargas consolidou a proposta através do decreto-lei n. 5.540, na cidade do Rio de Janeiro, em 2 de junho de 1973.

* No empenho de oferecer todo o entusiasmo aos festejos consagrados aos primitivos habitantes do continente americano, o CONSELHO NACIONAL DE PROTECÃO AOS ÍNDIOS, sob a Presidência do General Candido Mariano de Silva Rondon, organizou vasta programação instituindo uma Semana do Índio.

* Sob recomendação do General Rondon, a Semana do Índio deveria focalizar as grandes figuras ameríndias e incorporando a programação, o Conselho depositasse flores aos pés da estátua do grande vulto americano que foi Cuauthemóc. Com a utilização dos auditórios, espaços culturais e participação de toda a imprensa, a primeira comemoração aos índios contou com projeções na ‘’Hora do Brasil’’ e exposições etnográficas no Museu Nacional e na Associação Brasileira de Imprensa.

* O Próprio General Rondon abriu as comemorações da primeira Semana do Índio , em 1944, que incluíam palestras sobre “ Lendas Indígena” , “Indianismo na Literatura Brasileira”, A Nova Política Nova Americana de Proteção aos Índios”, “Música Indígenas na Música Brasileira”. * Nas vésperas das comemorações , os jornais divulgam que “O Brasil , do mesmo modo que as demais Nações Americanas, comemorará festivamente neste ano o Dia do Índio, escolhido pelo Instituto Indigenista Americano para celebrar a memória dos primitivos povoadores da terra americana e para homenagear as tribos silvícolas remanescentes , que ainda representam um patrimônio humano de valor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário